Patrocínio

PROGRAMAÇÃO/2012 - FLAUTA MÁGICA - CULTURA PATROCINADA NA ACSP


APRESENTAÇÃO
As empresas, pouco a pouco, estão percebendo a necessidade de se aproximar cada vez mais da comunidade como um todo, ampliando sua visão de cliente e assumindo uma responsabilidade sociocultural que vai além da venda de produtos e serviços.

O marketing, na alta velocidade dos tempos modernos, deixa assim de ser apenas uma estratégia pontual e passa a considerar os hábitos, necessidades e desejos mais profundos do homem, assumindo uma dimensão espiritual. O novo marketing leva em conta todo o processo de criação, da inspiração ao consumidor do produto, engloba a cultura e a diversidade cultural, bem como os universos do objetivo e do subjetivo.

Na época atual, estamos numa faz de transição entre a Era do Conhecimento e a Era da Emoção, face à constatação de que empresas e ONGS, estão assumindo suas cotas de responsabilidade social... transformando-se num agente de transformação. À medida que muda a cultura empresarial, crescem os investimentos em projetos socioculturais e educacionais.

Uma empresa em estado avançado, descobre que seu marketing deve estar voltado para toda a sociedade, pois percebe que o seu consumidor não é apenas aquele que compra seus produtos ou serviços, mas aquele que também conhece e fala bem deles.

Os Empresários Modernos, são muito mais conscientes de seu papel, descobrem no patrocínio cultural, uma excelente alternativa para fixar a imagem de sua empresa, valorizar suas marcas, vender mais produtos no mercado e realizar um papel sociocultural importante para o desenvolvimento do país e para a formação da cidadania. (Perfil das empresas patrocinadoras – Editora Record. RJ. 2003)

INVESTIMENTO EM MARKETING CULTURAL

Quais os ganhos empresariais em marketing cultural?
Por se tratar de investimento em publicidade, com direcionamento para um modelo e momento específico, a análise de custo benefício deve guardar duas variáveis:
1.    Envolvimento da marca com um produto cultural e uma campanha diferenciada e diversificada:
2.    Diminuição de investimento em virtude de haver incentivos tributário de natureza cultural.
O que é uma lei de incentivo à cultura?
      É uma lei que oferece benefício (à pessoa física ou jurídica) como atrativo para investimentos em cultura. Este projeto encontra-se beneficiado através de incentivos federais da Lei Rouanet (8.313/91), tratando de benefícios incidentes sobre o Imposto e Renda da Pessoa física ou pessoa jurídica.

Como patrocinar um projeto cultural com incentivos fiscais da Lei Rouanet?
      A aprovação dos incentivos ao projeto cultural é publicada em Diário Oficial da União, quando fica autorizado o início da captação de recursos. Os patrocinadores investem diretamente nos projetos, através de depósito em conta vinculada, mediante o recibo específico, que será encaminhado para a contabilidade declarar no ano seguinte.




Como operacionalizar o investimento em marketing cultural?
      Os parâmetros para utilização de incentivos fiscais da Lei Rouanet são os seguintes:
1.    O valor investido não pode ultrapassar 4% (quatro por cento) do valor total devido pelo patrocinador a título de Imposto de Renda, no exercício fiscal do investimento;
2.    Neste projeto, os patrocinadores tributados em base no Lucro Real, realizam a seguinte operação:
·         O investimento efetivo no projeto é abatido como receita operacional, diminuindo a base do cálculo do Imposto de Renda e do Adicional de Imposto de Renda;
·         100% do patrocínio efetivo é deduzido na operação de cálculo do Imposto de Renda Adicional de Imposto de Renda; - A base legal é a seguinte:
Ø  Lei 8.313/91 (Lei Rouanet) e Lei 9.249/95
Ø  Medida Provisória 1.739/98 (MP dos 100%)


CONTRAPARTIDA
A Associação Coral Sinfônico do Paraná poderá disponibilizr a seus patrocinadores o que segue:


*Ingressos de apresentações
Estes ingressos a empresa poderá distribuir entre seus clientes, funcionários e parceiros


*Um percentual do produto cultural (valor do patrocínio) - pode ser direcionado ao patrocinador. Ou seja, os ingressos do espetáculo podem ser distribuídos para seus Clientes, funcionários, Parceiros etc.


*Mídia Espontânea.
As apresentações dos grupos que integram a ACSP, ao longo dos anos, atrai sempre a mídia: são noticiários de Rádio e TV, Agendas Culturais, Críticos de arte e mesmo caravanas de espectadores, muitas vezes seguem as apresentações do grupo e sendo assim atrairemos credibilidade para a imagem do patrocinador, e sendo esta uma estratégia com adesão “espontânea” de tais veículos (formadores de opinião), o custo benefício muitas vezes ultrapassa o montante da doação.


*Mídia do patrocinador.
A empresa patrocinadora poderá desenvolver sua própria publicidade em torno do evento, ou seja, poderá elaborar, criar, desenvolver e vincular uma campanha exclusivamente sua, com ênfase no espetáculo e patrocínio, como já o fazem várias outras empresas nos diversos meios da mídia.


*Mídia do Coral Sinfônico do Paraná & Nova Philarmonia Orquestra.
A ACSP incluiu em seus projetos uma previsão de recursos a serem dispensados para difusão dos eventos como estratégia de Marketing, e visa dar maior flexibilidade para divulgação de marcas específicas, este tópico será melhor detalhado, quando da efetiva aprovação de nossos projetos. Os projetos que encaminhamos para aprovação contemplam um percentual importante direcionado para publicidade abrangendo este item.


*Mala-direta e Pesquisa no local da execução das obras
A empresa/patrocinador poderá utilizar o público segmentado do projeto para experimentar produtos, fazer pesquisas ou mesmo lançar novos produtos durante o evento. A mala-direta com o convite as apresentações também pode ser utilizadas como apresentação destes produtos ou serviços.


*Merchandising
A empresa poderá no dia das apresentações apresentar seus produtos ao público presente. A forma dessa apresentação deverá ser conversada com o teatro para ver a disponibilidade de espaço físico para a montagem de balcões, estandes, etc.


*A logomarca da empresa patrocinadora constará nas peças gráficas e publicitárias:
· Programas
· Cartazes
· Banners
· Panfletos
· Folders
· Nosso site, entre outros.


*Exibição de logo ou filme publicitário em telão. 
Antes do início do espetáculo poderá ser apresentado no telão do teatro, a logo ou filme publicitário da empresa patrocinadora do concerto.


*Outras possibilidades podem ter acolhida, entre em contato, por favor.

Patrocinar um Evento Cultural, na atualidade equivale a demonstrar atitude social vinculada ao nome de uma empresa que proporciona bom resultado aos negócios, uma vez que credibilidade e imagem estão associados aos nossos projetos, ou seja, toda esta difusão da imagem da empresa, toda a comoção que um patrocínio desta estirpe pode vincular, aliado aos benefícios da Lei Rouanet, que tornam o valor do patrocínio 100% dedutível, equivale a tornar público, que ao menos uma parte (4%) dos valores que as empresas pagam de imposto, estão sendo utilizados em projetos sérios e executados diretamente ao cidadão.

Quando uma empresa não patrocina qualquer atividade (como exemplo nossos projetos), os impostos que ela paga, são pela esfera federal dissolvidos numa infinidade de outras vertentes e a empresa infelizmente não pode acompanhar, apoiar, participar ou mesmo apreciar diretamente a utilização destes impostos/recursos.

Esta é a proposta da ACSP, vincular ao menos uma parte destes recursos (4% dos impostos pagos pelo patrocinador), à realização de um trabalho sério, de alta qualidade e com respaldo/retorno a quem contribui com o cenário Artístico Cultural/Musical.

APROVAÇÃO DO PROJETO JUNTO AO MINC.
Nossos projetos foram encaminhados ao Ministério da Cultura (vide abaixo) nos restando fazer a captação de recursos junto aos patrocinadores. Por este motivo, se o leitor tiver interesse em apoiar nossos projetos, peço a gentileza de analisar todas estas informações e entre em contato conosco pelo e-mail: novaphilarmonia@gmail.com

Segue documento do MINC:


AGUARDAMOS SEU CONTATO
Cordialmente.


EMANUEL MARTINEZ - maestro
novaphilarmonia@gmail.com
martinezemanuel2@gmail.com