Maestros

EMANUEL MARTINEZ - maestro titular
Como maestro convidado vem atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior, destacando a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra
Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Festival de Música de SC, além de outras atuações na França, Portugal, Espanha e Japão.
Paralelamente à atividade de maestro, desenvolve atividades didáticas como professor de regência junto a prefeituras, Estados da União, escolas de música, universidades, cursos, seminários e festivais de música.
Como diretor artístico já atuou à frente do Festival de Corais no Teatro Paulo Eiró, S. Paulo (1974-1976); I Semana de Arte de Belo Horizonte (1978); Festival de Coros em S. Luiz do Maranhão (1981-1983) e Festival de Música de Câmara de Curitiba (1999 e 2000).
Em seu repertório constam algumas primeiras audições, como a "MISSA SOLEMNIS" de Antônio Rayol, gravada em disco e em vídeo para a FUNTEVÊ (RJ), "CONCERTO PARA VIOLÃO e orquestra em re maior", Op. 99, de Mário Castelnuovo-Tedesco (1990), "CONCERTO PARA DOIS VIOLÕES e orquestra em sol maior", Op. 201 de Mário Castelnuovo-Tedesco (2001), primeira audição sul-americana do "REQUIEM" de Andrew Lloyd Webber (1991) e "LIVERPOOL ORATÓRIO" de Paul McCartney (1993).
Seu trabalho vem sendo reconhecido pela crítica especializada em todo o país e como maestro no Teatro Guaíra, foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de Curitiba (1987 e 1996), Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (1991), e pelo Exército Brasileiro (1992), além de ser indicado para receber, a nível nacional pelo Ministério da Cultura do Brasil, o prêmio de "MELHOR DO ANO de 1995", na qualidade de maestro de coro.
Como escritor é autor de nove livros: CONCERTO: Aspectos históricos e genéricos. EMBAP, Curitiba (2000); SINFONIA CONCERTANTE. EMBAP, Curitiba (2000); ASPECTOS HISTÓRICOS E GENÉRICOS DA FORMA SINFONIA. EMBAP, Curitiba (2000); POEMA SINFÔNICO: aspectos da linguagem. EMBAP, Curitiba (2001); ÓPERA: uma nova linguagem. EMBAP, Curitiba (2002); MÚSICA CORAL – sacra e profana. UNASP, S. Paulo (2006). REFLEXÕES - coletânea de obras para órgão e piano. Editora VP, Rio de Janeiro (1986); REGÊNCIA CORAL: princípios básicos. Editora Dom Bosco, Curitiba (2001). TECNICAS DE REGÊNCIA - Aspectos técnicos do gestual (para coral, orquestra e banda) em fase final de elaboração (desde 1999), além de escrever como articulista para diversos periódicos, revistas e sites especializados.
Desde 1986 atua como maestro titular do Coral Sinfônico do Paraná no Teatro Guaíra (ou Nova Philarmonia), Orquestra Nova Philarmonia e do Madrigal Brasil; como maestro do Teatro
Guaíra, atuou como assistente da Orquestra Sinfônica do Paraná (1990 a 1998); como maestro assistente da Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba (1991 a 2009); como maestro da Orquestra e professor do Curso Superior de Regência da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (1999 a 2010).
Dentro das atuações profissionais mais recentes está o concerto de encerramento da XXIV Oficina de Música de Curitiba (2006); o concerto com a Orquestra de Cordas e a ópera King Arthur de Purcell, ambos dentro da XXV Oficina de Música de Curitiba (2007); participação do concurso internacional para o cargo de maestro assistente da Orquestra Sinfônica UNINORTE em Assunción - Paraguay sendo aprovado para a função (fevereiro de 2008); tournée nacional de 100 dias com a realização de 74 concertos dentro do projeto SONORA BRASIL do SESC Nacional com o Madrigal Paidéia (hoje Madrigal Brasil) com obras para coro “a cappella” de Heitor Villa-Lobos, resultando na gravação de DVD (2008); acompanhou o cantor Andrea Bocelli na tournée brasileira com o coro NOVAPHILARMONIA (hoje Coral Sinfônico do Paraná) (2009); tournée com a Orquestra de Câmara de S. Bento do Sul no Estado de SC (2009); concerto com a Camerata Positivo a convite da Universidade Positivo uma homenagem ao cantor lírico Rio Novello (2010). A partir de 2011 realiza projeto do Madrigal Brasil com a gravação integral, tournée nacional e internacional das obras para coro “a cappella” de Villa-Lobos.



ISAQUE LACERDA - maestro adjunto 
Frequentou o curso Intermediário de instrumento (clarinete) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Formado ao final do ano de 2004, no Curso Superior de COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA da mesma instituição, onde foi aluno do maestro Emanuel Martinez. Participou como maestro interno do projeto de ópera studio, (2002 e 2003), promovido pela Fundação Cultural de Curitiba sob a direção de Neyde Thomas. Foi o principal regente da temporada 2004 de concertos da ORQUESTRA FILARMÔNICA JUVENIL DA UFPR. Tem participado de diversos cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento profissional, tais como Curso de Regência de Orquestra da Oficina de Música de Curitiba e Curso de Regência Orquestral do Festival de Música de Ouro Branco – MG (com o maestro português Osvaldo Ferreira), Master Class Internacional da OSB (com Kurt Masur - 2007). Freqüentou ao longo dos últimos anos, aulas particulares ministradas pelo maestro Alessandro Sangiorgi. Desde 2005 é o maestro assistente do Coro NOVAPHILARMONIA, tendo participado da montagem de todas as obras realizadas desde então. Em 2010/2011 regeu a Orquestra Sinfônica da Cidade de Ponta Grossa na condição de maestro convidado, assim como também atuou como professor de matérias teóricas no Conservatório Municipal Maestro Paulino, do mesmo município.


MARGARETHE MOLETTA NASCIMENTO - maestrina Assistente
Regente, Pianista, Compositora, Margarethe Nascimento iniciou seus estudos de piano aos 8 anos . Diplomou-se em Composição e Regência pela EMBAP -Escola de Música e Belas Artes do Paraná na classe dos Professores Emanuel Martinez , Maurício Dottori e Harry Crowl e em Educação Artística com Habilitação Plena em Música pela FAP- Faculdade de Artes do Paraná
Através de sua ampla experiência musical desde 1985, realizou mais de 2.000 eventos no estado do Paraná como pianista, cantora, diretora musical, regente e produtora em sua empresa CANNORHAS-Eventos Musicais. Pela sua imensa colaboração na área de Eventos, foi nomeada Presidente da Associação Paranaense dos Profissionais em Eventos Sociais.
Em abril de 2009, atuou como regente auxiliar do coro NOVAPHILARMONIA, ao lado do maestro Emanuel Martinez e Eugene Kohn, no show intitulado INCANTO TOUR no BRASIL, de Andrea Bocelli, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em maio de 2007, atuou como regente auxiliar da ópera RIGOLETTO, de Verdi, atuando como assistente do Diretor Cênico, Maurizio di Mattia e do Maestro Alessandro Sangiorgi.
Em 2006 atuou como regente auxiliar do Maestro Alessandro Sangiorgi, no Teatro Guaira, na obra Santos Football Music(1969) de Gilberto Mendes.
Em sua trajetória artística, atuou como Regente e Arranjadora dos Corais do Paraná Clube, Solar do Rosário, Cohapar, Ministério da Agricultura e como Pianista dos Corais Santa Mônica Clube de Campo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF’S).
Soma-se ao seu trabalho um grande número de gravações em programas televisivos, transmitidos pela Rede Vida de Televisão, intitulados Ponto de Encontro Cultural, onde gravou MPB, música sacra, música instrumental e músicas de natal com banda, coral e também como cantora solista e pianista.
Em 2001 participou do Festival FEMUP- Festival de Música de Paranavaí, onde sua obra “Existência” foi classificada entre as 15 melhores.
De 1988 a 1992 atuou como Professora de Piano Erudito e Popular, Teoria Musical, Violão e Flauta na Sonata Academia de Música.
Atuou como Diretora Musical e compositora de várias obras para a peça teatral SCALABRINI apresentada em 2004, com a direção de Edson Bueno.
Dotada de formação erudita em composição, regência, harmonia, arranjo e de toda a sua experiência em música popular, utilizou de sua rara sensibilidade para gravar seu primeiro CD em 1998, “ALMA DE NATAL” onde atuou como Diretora Musical, Regente, Arranjadora, Cantora e Flautista. Foi um marco em sua carreira, com mais de 5 mil cópias vendidas num período de 1 mês apenas na cidade de Curitiba. Por conta do sucesso do CD, participou de várias apresentações em todo o estado do Paraná e Santa Catarina e sua composição “Alma de Natal” foi apresentada pelas rádios e shoppings do estado, sendo convidada para gravar o especial nacional de Natal pela Rede Vida de Televisão.
Lançou o seu segundo cd “ALMA DE NATAL-Volume 2” em 2000, onde inseriu várias obras de sua autoria.
Em 2002 gravou várias obras de autores brasileiros consagrados como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Luiz Vieira, Johnny Alf, Dolores Duran, Roberto Menescal entre outros, nos cds BRASILIDADES e É COM BALANÇO.
Durante todo o período de sua carreira, lecionou piano, violão, flauta, teoria musical e canto.
Atualmente desenvolve um trabalho de regência no coral CANTE CONOSCO, é produtora, compositora, pianista e cantora convidada na área de música popular e erudita.